Espiritualidade no cuidar. A Espiritualidade na prática do cuidar do usuário do Programa Saúde da Família, com ênfase na educação popular em saúde 2019-02-26

Espiritualidade no cuidar Rating: 7,8/10 1253 reviews

A Espiritualidade No Cuidar

espiritualidade no cuidar

A análise permitiu categorizar a espiritualidade em duas dimensões — dimensão humana da pessoa sã ou doente e dimensão do cuidar. O mesmo processo acontece quando nos descuidamos de nossa espiritualidade; todo o nosso ser responde negativamente. Segundo Ferreira 2006 , as religiões referem-se à crença na existência de uma força ou de forças sobrenaturais, manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, reverência às coisas sagradas, crença fervorosa, devoção, fé, culto, posição filosófica, ética, metafísica. Definiram-se quatro termos de busca: espiritualidade, religião, cuidados de enfermagem e holismo. Desse modo, destaca-se a valorização do indivíduo em sua essência, como um ser que possui necessidades no âmbito biológico, psicológico, social e espiritual que precisam ser atendidas em sua plenitude. Descubra a loja mais perto de você com o produto em estoque para compra imediata.

Next

Diálogos sobre espiritualidade no processo de cuidar de si e do outro para a enfermagem em terapia intensiva

espiritualidade no cuidar

É, simplesmente, na situação em que se está dar esse passo a mais e ajudar o outro a fazer a mesma coisa diante de suas dificuldades. Logo, por meio dessas pequenas coisas, aliadas à empatia e atitudes de sensibilidade, poderemos fornecer um cuidado individual e holístico, visto que desconsiderá-la como parte importante para o indivíduo pode gerar uma oposição desnecessária, comprometendo as interconexões entre as dimensões biopsicossocioespiritual. Muitos adentram em complexos processos de depressão sem saber o real motivo desse estado negativo que, aos poucos, vai se enraizando na vida. É autor do livro pela Editora Canção Nova. São Paulo: Hucitec, Submissão: janeiro de 2007 Aprovação: maio de 2007. Avoidance of religion in the clinic may be primarily belief-based.

Next

Vox Pop: Espiritualidade no Cuidar on Vimeo

espiritualidade no cuidar

Abordar esta temática poderá ser entendido como uma inatingível ou utópica teoria que em nada se adequa à prática dos dias difíceis e dos problemas objectivos com que nos deparamos. Abordar esta temática poderá estar associado a um qualquer paramento, uniforme ou doutrina religiosa. Este estudo envolve um tema bastante complexo, porém busca contribuir principalmente para um repensar da prática cotidiana dos profissionais de saúde inseridos 5 5 na atenção básica, visto que reflete aspectos relacionados à valorização da subjetividade humana no processo de adoecimento e cura. É quando o profissional entra em contato com a dimensão que extrapola o espaço somatopsíquico do ser que está sendo cuidado e através da escuta qualificada, do ato de acolher, gera compreensão, esperança, alívio da dor e sofrimento. A prática da religião pelas classes populares contribui para amenizar o sofrimento, aliviar as angústias das pessoas, como também é associada ao processo saúde-doença e à cura. Considerando que a espiritualidade possui grande potencial de geração de impacto na vida das pessoas e da íntima ligação estre religião, medicina e enfermagem, torna-se cada vez mais necessária estudar a espiritualidade na prática de assistência à saúde. Porque todos somos cuidadores e todos estamos susceptíveis ao cuidado… Comentários.

Next

Espiritualidade no cuidar de pacientes em cuidados paliativos: Um estudo com enfermeiros

espiritualidade no cuidar

Conclusão A realização deste estudo visou possibilitar uma melhor compreensão acerca da espiritualidade na prática do cuidar ao usuário do Programa Saúde da Família, enfatizando a educação popular em saúde. As participantes demonstraram estar conscientes de si mesmas quando reconheceram que se fragilizavam com o mundo vivido e precisavam também de cuidado, que poderia se dar na ajuda mútua entre os cuidadores. Como afirma Vasconcelos 2006 , o desenvolvimento da espiritualidade permite ao profissional da saúde integrar em si as dimensões racional, sensitiva, afetiva e intuitiva as quais permitirão uma maior proximidade com a pessoa sob seus cuidados e melhores condições de lidar com as situações de crise que a envolvem. Logo, este se sentirá mais apto a ajudar o outro a conviver com os problemas que o envolvem de maneira satisfatória. Esperamos que este estudo abra novos horizontes com relação à espiritualidade na prática do cuidar ao usuário do Programa Saúde da Família, dentro da perspectiva da educação popular em saúde, proporcionando reflexões sobre a temática, como também suscitando o desenvolvimento de novos trabalhos nesta área do conhecimento. O equilíbrio entre a vida e a fé não são motivos para nos afastar das diferentes realidades que nos interpelam. The need of the academic community to prioritize the area of spirituality is suggested in order to be better prepared for the daily practice of care giving.

Next

Vox Pop: Espiritualidade no Cuidar on Vimeo

espiritualidade no cuidar

Although studies have identified physician beliefs that may cause them to avoid spiritual topics in the clinic eg, lack of time , it is unknown to what extent these beliefs predict behavior. Além disso, pretende-se contribuir com as discussões acerca dessa temática no âmbito acadêmico e suscitar o desenvolvimento de novos trabalhos nesta direção. In this video she explains how did the book came up and enlightens those who want to explore their spirituality. Não obstante a falta de formação sentida pelos enfermeiros para atender a esta dimensão, a utilização de instrumentos de avaliação do bem-estar espiritual e da espiritualidade contribuem para a apreciação mais objetiva das necessidades espirituais. Porém, a falta de formação é sentida pelos enfermeiros para a prestação de cuidados espirituais Fernandes, Monteiro e Alves, 2006; Caldeira, 2002. Além do acompanhamento médico e psicológico, faz-se necessário que o paciente também ajude a si mesmo. Boff 1999 compreende o cuidar como modo de ser essencial à pessoa humana, que precisa 1 Enfermeira.

Next

(PDF) A ESPIRITUALIDADE NO CUIDADO EM ENFERMAGEM

espiritualidade no cuidar

Apoio social e saúde: buscando compreender a fala das classes populares. Discussão A espiritualidade é uma dimensão intrínseca ao ser humano quer se assuma vinculado a uma religião convencional ou não, pois pode ser vivenciada em múltiplas vertentes e não só a religiosa. É menor o número de estudos empíricos. Vale ressaltar que, segundo Freire 2005b , quando o diálogo é fundamentado no amor, na humildade e na fé nos homens, se faz uma relação horizontal em que a confiança mútua é conseqüência óbvia, gerando esperança e transformação. Esta procura é explicada principalmente pelos problemas causados pelo crescimento da urbanização, pelo aumento das necessidades individuais e coletivas e pela dilapidação dos direitos sociais e humanos. O aumento progressivo do número de casos de crianças com câncer no Brasil tem despertado muitos profissionais da saúde para a realização de pesquisas que contribuam para uma assistência de qualidade para essa clientela e seus familiares.

Next

Espiritualidade no cuidar de pacientes em cuidados paliativos: um estudo com enfermeiros

espiritualidade no cuidar

Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica exploratória. É nesse momento importante do processo de cura que a espiritualidade ocupa uma importante função. Mas as constantes mudanças na ciência e tecnologia, resultantes das pesquisas científicas, as diferentes opiniões entre especialistas, e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade, por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões e utilizar os 'posts', bem como ser relevante a pesquisa em outras fontes, no intuito de enriquecer o saber e atualizar as informações modificáveis no tempo. Conclusões: a produção científica sobre a espiritualidade nos cuidados de enfermagem divulgada em Portugal é representada, na sua maioria, por artigos de reflexão e de revisão teórica. Espiritualidade e Qualidade de Vida. Outro aspecto que merece destaque, diz respeito a situações que envolvem o cuidar de pessoas em estado terminal de vida. Para serem capazes de cuidar da espiritualidade de seus pacientes, as cuidadoras de enfermagem precisam cuidar delas mesmas através da contínua busca por harmonia e integridade.

Next

A Espiritualidade na prática do cuidar do usuário do Programa Saúde da Família, com ênfase na educação popular em saúde

espiritualidade no cuidar

É disso exemplo a North American Nursing Diagnosis Association que identificou e operacionalizou, entre outros, os seguintes diagnósticos de enfermagem: disposição para o aumento do bem espiritual, angústia espiritual e religiosidade prejudicada North American Nursing Diagnosis Association, 2010. A pesquisa caracterizou-se por abordagem qualitativa do método criativo-sensível de Cabral, que guiou a produção e a análise das informações em nove oficinas de arte e experiências. Hoje, o ser humano é visto como um todo. Também o International Council of Nurses 2011 definiu fenómenos como Bem-estar Espiritual, Angústia Espiritual e Crença Espiritual. Não quer esperar a entrega? Assim, é preciso perceber a integralidade da vida com toda sua subjetividade. Nesse contexto, nas Unidades de Saúde da Família, inseridos no ambiente físico e cultural onde mora cada família, a convivência diária dos profissionais com os moradores tende a ir mostrando a ineficácia do modelo da biomedicina em modificar a dinâmica de adoecimento e cura.

Next